Dom Mauro Montagnoli pediu aos fieis orações pelos bispos do Brasil

Dom Mauro Montagnoli
Ascom

 

O bispo de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli participa entre os dias 10 a 19, da 51ª Assembléia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo. A 51ª Assembléia Geral da CNBB tem como tema: “Comunidade das comunidades: uma nova paróquia”.

Na avaliação do bispo de Ilhéus "nos últimos anos, a realidade da paróquia para os tempos atuais tem sido preocupação dos bispos, padres e da comunidade cristã. O mundo passa por mudanças rápidas e a mobilidade humana se concentrou nas cidades. Para responder a estas mudanças é que a assembléia dos bispos vai promover um estudo durante a 51ª assembléia."

A proposta do Assembléia é apresentar um texto para estudo, dando um maior período para reflexão e que este seja enriquecido com as experiências particulares das paróquias brasileiras. Para Dom Mauro Montagnoli "a paróquia para ser fiel a sua missão evangelizadora precisa favorecer a experiência de comunhão, essencial para a vida cristã. É na paróquia que buscamos a Eucaristia, a catequese, a reconciliação, a celebração da vida, o conforto na hora das perdas, a oração nas horas difíceis da vida. A paróquia é lugar de acolhida, de orientação, de ajuda espiritual e material. É a partir da paróquia que se podem descobrir os espaços não evangelizados de um território ou as situações que demandam atenção especial", acrescentou.

A Igreja Católica no Brasil tem atualmente 44 arquidioceses; 211 dioceses; 03 eparquias; 13 prelazias; 01 Ordinariado militar. Conta com sete cardeais, 41 arcebispos na ativa e 29 eméritos, 218 bispos diocesanos e 114 eméritos. O total dos bispos do Brasil é de 460, dos quais 149 eméritos por terem mais de  75 anos de idade.

Antes de embarcar para  Aparecida (SP), Dom Mauro Montagnoli convidou a todos os fieis a rezar pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.